Vinculação de profissão em cadastro de pessoa Física.
🕗 Tempo de leitura: 2 min.
A vinculação de profissão em pessoa física no SAD é baseada de acordo com classificação Brasileira de ocupações (CBO).
A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares. Os efeitos de uniformização pretendida pela Classificação Brasileira de Ocupações são de ordem administrativa e não se estendem as relações de trabalho. Já a regulamentação da profissão, diferentemente da CBO é realizada por meio de lei, cuja apreciação é feita pelo Congresso Nacional, por meio de seus Deputados e Senadores, e levada à sanção do Presidente da República. Para consultar a lista de ocupações acesse o site https://cbo.mte.gov.br/
Os passos a seguir serão ilustrados no cadastro de imóveis, mas poderão ser seguidos em qualquer tela que possua o cadastro de pessoa física.
1 – No módulo SAD, acesse o menu ‘Processo’, submenu ‘Imóveis’.
2 – Ao acessar a funcionalidade, será apresentada a tela de consulta. Aqui será necessário filtrar de acordo com a necessidade ao informar qualquer campo em tela, clique em ‘Consultar’ para trazer os resultados encontrados.
❗Parâmetros de consulta servem para refinar a busca, porém não são de preenchimento obrigatório. Clique diretamente em ‘consultar’ para trazer todos os registros cadastrados no sistema.
3 – Os registros encontrados serão apresentados no grupo ‘Resultado’. Para abrir os detalhes e/ou editar um registro, clique no ícone de edição na tabela.
4 – O processo de cadastro acontece na etapa 1.
5 – Na tela será apresentado o quadro “Proprietários”, acionar o botão “Pessoa Física”, preencher os dados, e no campo “Profissão” ao acionar a “lupa” será apresentado a lista de ocupações.
Para a vinculação de uma profissão, exemplo “produtor rural”, a lista de ocupações sugere como “Produtor agrícola polivalente”.
Conteúdo atualizado em junho de 2023.