Como cadastrar solicitação de uso/ocupação da faixa de domínio?
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Para cadastrar solicitação de uso/ocupação da faixa de domínio, siga o passo a passo abaixo:
Passo 1: após autenticar-se no portal, clique no menu ‘Solicitação’, preencha os dados da primeira etapa do cadastro e clique em ‘Próximo’ para continuar.
Passo 2: na segunda etapa, selecione o tipo de solicitação, tipo de ocupação pretendida e objeto da solicitação. Acione o botão ‘Próximo’ para avançar.
Passo 3: em seguida, selecione o sentido da ocupação, o tipo de local, rodovia, trecho/acesso, bem como as dimensões da ocupação pretendida. Clique nos ícones de “lupa” para facilitar o preenchimento. Se preferir, selecione o local pretendido diretamente no mapa localizado à direita da tela, através do botão direito do mouse e clique em ‘Próximo’ para avançar no cadastro da solicitação.
❗Em novas solicitações, apenas as rodovias que possuírem trechos classificados como responsabilidade do órgão deverão ser exibidas nesta lista.
❗Os trechos planejados são ocultos da lista de dados.
❗Os trechos coincidentes (filhos) são ocultos da lista de dados.
❗Serão aceitos apenas quilômetros de rodovias que indiquem trechos de responsabilidade do DER/PR, não sendo aceitos trechos quilômetros que indiquem trechos classificados como de outros órgãos, como DNIT, prefeituras e concessionárias.
❗Ao selecionar um trecho diretamente pelo mapa rodoviário, o sistema realiza a busca das informações de rodovia e quilômetro através das coordenadas do mapa. Os dados resultantes são preenchidos automaticamente pelo sistema.
Passo 4: confira os dados da localização da solicitação, caso necessário, adicione uma nova localização através do botão ‘Adicionar nova localização’, e acione o botão ‘Próximo’ para avançar no cadastro da solicitação.
❗Para remover uma localização, acione o botão com ícone de “x” sinalizando ao sistema que a referida localização deverá ser desprezada ao final do cadastro.
❗Caso deseje editar e/ou alterar uma localização já informada, acione o botão com ícone de “lápis”.
Passo 5: caso necessário, cadastre ou associe um representante legal clicando nos botões correspondentes, em seguida, clique em ‘Confirmar representante legal e acione o botão ‘Próximo’ para continuar.
Passo 6: de acordo com o tipo de ocupação pretendida, podem ser necessários documentos digitais que devem ser anexados junto ao pedido. Neste caso, clique no botão ‘Escolher Arquivo’ para realizar o envio de documentos digitais que ficarão vinculados à sua solicitação no banco de dados de informações da faixa de domínio das rodovias.
Passo 7: confira os dados da solicitação, clique em ‘Enviar Solicitação’ e verifique na próxima página os valores estimados necessários ao andamento do processo de uso/ocupação da faixa de domínio.
Conteúdo atualizado em junho de 2025.