Como realizar o novo cadastro de vistorias?

🕗Tempo de leitura: 2 min.

Nesta funcionalidade, é possível realizar o cadastro das localizações onde serão realizadas as vistorias inicial, final e ambiental. Além disso, é possível indicar na vistoria os locais que não são viáveis para a implantação pretendida, tornando tal local ‘inativo’ no sistema, refletindo esta informação também na solicitação, cálculos e relatórios relacionados. O preenchimento do parecer técnico e encerramento da vistoria, exigem a inclusão de ao menos uma foto ao cadastro.

Para cadastrar vistorias, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1: após autenticar-se no portal, acesse o módulo ‘GFD’, clique no menu ‘Solicitações’ e depois na funcionalidade ‘Cadastro de Vistorias’.

Passo 2: preencha os filtros de consulta para refinar a busca e clique em ‘Consultar’.

❗ Ao iniciar o preenchimento da vistoria, todas as localizações serão consideradas viáveis. Indique quais são os locais que não são viáveis.

Passo 3: após a consulta, clique no botão novo.

Passo 4: preencha os campos obrigatórios da aba ‘Dados’ e das demais abas.

❗Após realizar o parecer técnico da vistoria, os campos serão bloqueados, a data de execução será automaticamente preenchida e as informações de cada localização serão atualizadas dentro do cadastro da solicitação caso tenham sido alteradas ou adicionadas.

Passo 5: por fim, clique em ‘Salvar’ para finalizar.

❗Ao clicar em ‘Salvar’, o sistema continua mostrando a tela de localizações para ser possível a visualização das informações no mapa. Acione o botão ‘Voltar’ para retornar a tela do cadastro das demais informações da vistoria.

❗O comportamento da vistoria ambiental será semelhante ao da vistoria inicial. Caso as localizações sejam alteradas na vistoria inicial e depois também sejam alteradas na vistoria ambiental, o sistema atualizará a solicitação de acordo com o último parecer realizado.

❗Quando a vistoria final for criada, as localizações consideradas como “inviáveis” serão desconsideradas e não serão importadas para dentro da vistoria final.

❗Caso o parecer da vistoria inicial seja informado como inviável, o sistema apresentará um alerta informando que todas as localizações serão consideradas inviáveis e atualizará a situação da solicitação para “cancelada por inviabilidade técnica.”

❗Caso o parecer da vistoria ambiental seja informado como inviável, o sistema apresentará um alerta informando que todas as localizações serão consideradas inviáveis e atualizará a situação da solicitação para “cancelada por inviabilidade ambiental.”

❗Caso o usuário deseje alterar os dados da vistoria inicial ou ambiental após realizar o parecer, será necessário limpar o parecer e a data de execução da vistoria, para que os campos voltem a ficar habilitados.

❗Ao realizar o lançamento tributário e cálculo anual das solicitações, as localizações marcadas como “inviáveis” serão desconsideradas do cálculo.

Pronto, agora você já sabe como realizar o novo cadastro de vistorias!

 


Conteúdo publicado em agosto de 2024.