Como cadastrar a versão de um orçamento?
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Para ter acesso à planilha de orçamento é preciso que exista, pelo menos, uma versão do orçamento já cadastrada.
❗Um orçamento pode ter até 999 versões no sistema.
Para cadastrar a versão de um orçamento, siga o passo a passo abaixo:
1 – No módulo SCO, acesse o menu ‘Orçamentos’, o submenu ‘Cadastros’ e, em seguida, a funcionalidade ‘Documentação’.
2 – Ao abrir a tela de consulta, preencha os filtros desejados e clique no botão ‘Consultar’.
3 – Localize o orçamento desejado em ‘Resultado da Consulta’ e clique no ícone de “lápis” para editar.
4 – Clique na aba ‘Versão’ e, em seguida, clique no botão ‘Adicionar’.
5 – Preencha os dados solicitados e clique no botão ‘Salvar’.
6 – Acesse as abas ‘Complemento’ e/ou ‘Parâmetros’ para complementar os dados da versão.
❗É possível incluir campos previamente cadastrados, na aba ‘Complemento’, clicando no botão ‘Adicionar’, após isso será exibido um pop-up contendo todos os campos ativos cadastrados e o seu formato. Selecione um ou mais campos e acione o botão ‘Selecionar’ para o campo ser transportado para a tela de ‘Complemento da Versão’.
❗Na tela ‘Campos do Complemento’, com perfil Gestor do sistema, é possível adicionar as características dos campos que serão exibidos na tela de complemento do cadastro da versão do orçamento. Essas características serão o rótulo do campo, a descrição e o formato. Também é possível inativar um campo já cadastrado no sistema.
❗Para efetivar qualquer alteração, clique no botão ‘Salvar’, só então o sistema irá persistir os campos e valores para a versão em uso.
❗O sistema irá considerar o valor informado no campo ‘Valor’ para realização dos cálculos, sendo sua responsabilidade verificar se o formato do campo % ou R$ está correto.
Conteúdo atualizado em junho de 2025.