Como cadastrar AETs?

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No cadastro de AET, além da possibilidade de avaliação e validação das AETs encaminhadas pelos requerentes, também é possível realizar o cadastramento de uma nova AET, para alguma eventualidade. Através desta tela de cadastro de AET, o sistema disponibiliza de forma completa as informações solicitadas na AET. As informações da AET estão dispostas nas diferentes abas da tela de cadastro e poderão ser visualizadas ao navegar entre elas.

Para cadastrar AETs, siga o passo a passo abaixo:

Passo 1: no módulo ‘AET’, acesse o menu ‘Cadastro’ e clique na funcionalidade ‘Autorização Especial de Trânsito’.

Passo 2: na tela de ‘Consulta de AETs’, clique no botão ‘Novo’ para abrir a tela de cadastro.

Passo 3: após isso, preencha os campos obrigatórios sinalizados com um “asterisco” e clique em ‘Salvar’.

Passo 4: em seguida, será exibido as abas do cadastro de solicitação. Preencha os campos obrigatórios para finalizar.

❗Na aba ‘Histórico’, apresenta todas as avaliações e os respectivos avaliadores das Superintendências Regionais que aplicarem seus pareceres em uma AET. Também permite a alteração de situação conforme regras específicas e perfil de acesso com permissão. Quando a AET voltar para a fase ‘Em análise’, o pedido que estava aguardando a avaliação e estava na fila da superintendência ou/e da concessionária será removido das respectivas filas.

❗Na aba ‘GR Vinculadas’, o sistema exibe a tabela ‘Cálculo TUV por responsável’, que apresenta o nome do responsável, o valor correspondente e a quilometragem considerada para o cálculo. Essa funcionalidade mostra as GRs relacionadas às taxas da solicitação de AET, exibindo apenas aquelas direcionadas ao DER/PR. Informações e GRs de concessionárias não são geradas, apenas os dados de cálculos para responsáveis do tipo concessionária. Para análise e consulta, a aba também apresenta os valores calculados conforme a responsabilidade por trechos, com base nas regras de cálculo do TUV, quando aplicável.

❗Após a validação da AET, é possível gerar a primeira versão do documento de AET, pois ele é gravado no banco, para consultas futuras. Além disso, é possível enviar um e-mail para a concessionária, com o intuito de informar os usuários das concessionárias de que determinada AET precisa ser avaliada, clicando no botão correspondente.

❗A disponibilização do pedido de AET para a concessionária não está vinculada ao sucesso do envio do e-mail. Portanto, mesmo que ocorra um erro no envio do e-mail, a concessionária receberá o pedido através do portal AET.

❗Na aba ‘Notas da Aet’, é possível imprimir ou visualizar a primeira AET gerada com as informações da AET geradas no momento da aprovação final.

Pronto, agora você já sabe como cadastrar AETs!

 


Conteúdo atualizado em julho de 2025.