Como iniciar um novo orçamento?

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Antes de iniciar um novo orçamento será necessário possuir uma tabela vigente aprovada, pois o orçamento será vinculado a esta.

Para saber como configurar uma tabela vigente, acesse o tópico Como selecionar uma tabela vigente.

Confira como cadastrar um novo orçamento seguindo os passos abaixo:

1 – Acesse o menu ‘Orçamentos’, submenu ‘Cadastros’ e clique na funcionalidade ‘Documentação’.

2 – Ao abrir a tela de consulta, clique no botão ‘Novo’ para criar um novo orçamento.

3 – Preencha os dados e clique no botão ‘Salvar’.

4 – Depois de salvar os dados, o sistema apresentará na parte superior da tela as abas ‘Município’, ‘Rodovia’, ‘Usuário’, ‘Versão’ e ‘Documentos’.

5 – Acesse a aba ‘Municípios’ e informe os municípios beneficiados com esta obra.

6 – Acesse a aba ‘Rodovia’ para adicionar a rodovia e os quilômetros iniciais e finais da obra.

7 – Acesse a aba ‘Usuário’ e informe os usuários que terão permissão para alterar os dados deste orçamento.

8 – Acesse a aba ‘Versão’ para criar outras versões de um mesmo orçamento.


Para ter acesso à planilha, na qual serão informados os serviços e suas quantidades, deve haver pelo menos uma versão do orçamento cadastrada.  Para saber mais, consulte o conteúdo Como cadastrar a versão de um orçamento.

9 – Acesse a aba ‘Documentos’ para anexar arquivos digitais ao orçamento. O sistema permite anexar planilhas, fotos, imagens, desenhos ou outros documentos que julgar necessário.

Conteúdo atualizado em setembro de 2022.