Importação de Arquivo Shape para georreferenciamento.
🕗 Tempo de leitura: 2 min.
A funcionalidade de importação de Shape, possibilita que o usuário que possua um arquivo shape criado para obra, imóvel ou área a desapropriar importe para o cadastro no SAD, ilustrando visualmente o mapa georreferenciado, além da apresentação do polígono, o sistema atua com um sistema de legendas separando área da obra com seus respectivos imóveis.
A importação de arquivos shapes é realizada apenas para o sistema de coordenadas WGS84 (EPSG4326), esse padrão é apresentado no momento da criação do arquivo Shape, o usuário deverá validar se o arquivo está usando esse padrão antes da importação.
Os passos a seguir serão ilustrados no cadastro de imóveis, mas poderão ser seguidos em qualquer tela que possua o Georreferenciamento.
1 – No módulo SAD, acesse o menu ‘Processo’, submenu ‘Imóveis’.
2 – Ao acessar a funcionalidade, será apresentada a tela de consulta. Aqui será necessário filtrar de acordo com a necessidade ao informar qualquer campo em tela, clique em ‘Consultar’ para trazer os resultados encontrados.
❗Parâmetros de consulta servem para refinar a busca, porém não são de preenchimento obrigatório. Clique diretamente em ‘consultar’ para trazer todos os registros cadastrados no sistema.
3 – Os registros encontrados serão apresentados no grupo ‘Resultado’. Para abrir os detalhes e/ou editar um registro, clique no ícone de edição na tabela.
4 – O processo de importação acontece na etapa 2, o usuário deve seguir até a etapa 2 e encontrar o campo ‘Georreferenciamento da Localização’.
5 – Na tela será apresentado o mapa, para a inclusão de um novo shape acionar o botão ‘Importar ShapeFile’. Deverá escolher a localização do arquivo cuja extensão seja SHP. Ao selecionar o botão ‘Procurar’ será apresentado a tela de explorer do seu computador, onde deverá localizar o arquivo da extensão SHP. Ao localizar o arquivo basta acionar o botão concluir, o polígono do imóvel será carregado no mapa.
Conteúdo atualizado em junho de 2023.