O que é a conferência do orçamento?
🕗Tempo de leitura: 2 min.
Para consultar a planilha do orçamento, siga o passo a passo abaixo:
1 – No módulo ‘SCO – Sistemas de Custos e Orçamentos’, acesse o menu ‘Orçamentos’, submenu ‘Cadastros’ e clique na funcionalidade ‘Planilha’.
2 – Preencha os campos obrigatórios ‘Orçamento’ e ‘Versão’ dos parâmetros de consulta e clique em ‘Consultar’.
3 – Os resultados são apresentados na tabela ‘Resultado da Consulta’.
❗Para editar o cadastro do item clique no ícone de “lupa”.
A conferência do orçamento é uma crítica que verifica possíveis inconsistências ou falhas no orçamento, e é executada em várias etapas.
Para realizar a conferência, siga o passo a passo abaixo:
1 – No módulo ‘SCO – Sistemas de Custos e Orçamentos’, acesse o menu ‘Orçamentos’, submenu ‘Outros’ e clique na funcionalidade ‘Conferência do orçamento’.
2 – Preencha os campos obrigatórios ‘Orçamento’ e ‘Versão’ dos parâmetros de consulta e clique em ‘Conferir’.
As etapas de conferência são as seguintes:
1) O SCO verifica se existem serviços na planilha do orçamento cuja quantidade não foi informada. Caso encontre algum serviço nesta condição, o sistema apresentará os serviços para que a quantidade seja informada.
2) O SCO verifica na planilha do orçamento, se existem serviços repetidos dentro de um mesmo agrupador. Caso encontre esta situação, o processo de conferência será parado e o sistema apresentará os serviços repetidos para alertá-lo deste cenário.
3) O SCO verifica na planilha do orçamento, se existem serviços com percentual de BDI diferente do BDI padrão do orçamento. Caso encontre algum serviço nesta condição, o sistema apresentará os serviços para que você possa confirmar este BDI, marcando a opção ‘Atualizar’.
4) O SCO verifica se existem serviços com fórmula na planilha (normalmente equações de transporte), cujas variáveis ou distâncias não tenham sido informadas. Caso encontre serviços nesta condição, o sistema apresentará os serviços para que as distâncias sejam informadas.
5) O SCO verifica se existem insumos ou serviços nos cadastros do orçamento, que não estão sendo utilizados. Caso encontre algum insumo ou serviço nesta condição, o sistema apresentará estes registros na tela de conferência, permitindo ainda a emissão de relatório em formato PDF ou XLS.
6) O SCO permite copiar insumos e serviços de outros orçamentos. Se algum serviço tenha sido copiado de outro orçamento, criado a partir de uma tabela de preços diferente da tabela de origem do orçamento que está conferido, pode haver equipamentos com valor de aquisição desatualizado. Neste caso, o sistema apresenta estes equipamentos na tela de conferência, permitindo a atualização dos valores.
7) O SCO permite copiar insumos e serviços de outros orçamentos. Se algum serviço tenha sido copiado de outro orçamento, criado a partir de uma tabela de preços diferente da tabela de origem do orçamento que está conferido, pode haver insumos com valor unitário desatualizado. Neste caso, o sistema apresenta estes insumos na tela de conferência, permitindo a atualização dos valores. Para os insumos do tipo material, mão de obra com custo informado e serviço com custo informado, o sistema permitirá a digitação dos valores. Para os insumos do tipo mão de obra com custo calculado, serviços com custo calculado, e itens de transporte, caso seja necessário alterar os valores, será necessário acessar o registro a partir do seu cadastro, ou então aceitar os valores apresentados, marcando a opção ‘Atualizar’.
8) O SCO verifica se existem composições de serviço que utilizam insumos cujo consumo não foi informado. Caso encontre serviços nestas condições, o sistema apresentará os serviços e seus respectivos insumos que não possuem consumo para que sejam informados.
9) O SCO verifica se existem itens de transporte no orçamento cuja distância não tenha sido informada. Caso encontre itens de transporte nesta condição, o sistema apresentará os itens de transporte solicitando o preenchimento das distâncias.
10) Depois de ter executado as verificações anteriores, o sistema irá recalcular todos os insumos e as composições do orçamento para verificar se ainda existem insumos ou serviços sem valor. Caso encontre insumos ou serviços nesta condição, o sistema apresentará uma lista na tela de conferência. Ao clicar sobre os itens da lista, o sistema abrirá o respectivo cadastro para a correção do problema.
Conteúdo atualizado em junho de 2025.