Para que serve o cadastro de itens do cronograma?

Tempo de leitura: 3 min.

Os itens do cronograma definem o nível em que será realizado o acompanhamento da execução de uma obra, por meio do que foi previsto em cronograma versus o que foi realizado nas medições.

Caso a necessidade seja saber apenas o desembolso financeiro do contrato, é possível cadastrar os itens de cronograma em nível de obra. Dessa forma, será realizada a distribuição do valor por período do cronograma (normalmente mensal) em uma única linha por obra.

Caso seja preciso um acompanhamento por etapa da obra (terraplanagem, pavimentação, drenagem, etc.), pode-se cadastrar os itens do cronograma a nível de grupo ou a qualquer outro nível da planilha de serviços.

E caso o objetivo seja o acompanhamento da execução de cada serviço individualmente, os itens de cronograma podem ser cadastrados por serviço.

Por padrão, ao aprovar a planilha de serviços, o sistema cria automaticamente os itens do cronograma no nível de grupos de serviço (nível 1 da planilha de serviços) e vincula os serviços de cada grupo aos respectivos itens do cronograma.

Para alterar esse padrão, basta excluir os itens do cronograma gerados pelo sistema e realizar a cópia das obras – caso o cronograma seja em nível de obra – ou realizar a cópia dos agrupadores, por meio da definição do nível da planilha em que serão criados os itens do cronograma.

Também é possível criar os itens do cronograma pela inclusão manual. O usuário deverá definir uma descrição para cada item de cronograma e vincular os serviços que deseja acompanhar no respectivo item.

A definição dos itens do cronograma é por contrato, ou seja, uma vez definido o nível de acompanhamento, este não pode ser mais alterado, do contrário perde-se o histórico dos cronogramas já cadastrados.

Conteúdo atualizado em setembro de 2022.