Quais as informações necessárias para efetuar o cálculo do reajuste nas medições?
Para efetuar o cálculo do reajuste nas medições, você deverá realizar os seguintes passos:
1 – Informe a data-base e a data de referência do reajustamento do contrato no cadastro de informações de contratos de obras. A periodicidade de reajuste é incluída com 12 meses como padrão, mas pode ser alterada pelo usuário. Para a medição ter direito ao reajuste, considera-se o seguinte cálculo de data: data de referência + periodicidade.
Caso a data de término da medição seja posterior ou igual à data calculada, a medição terá direito ao reajuste.
2 – Ainda no cadastro de informações de contratos de obras, defina se o reajustamento será por obra, grupo, subgrupo, etapa ou serviço.
3 – Cadastre os índices de reajuste para o contrato. Nesse cadastro é possível alterar a forma de reajustamento definida no passo anterior caso nenhum reajuste tenha sido calculado para o contrato em questão. O sistema apresenta uma grid com os itens da planilha para inclusão dos índices de reajuste, conforme a opção selecionada para reajustamento.
4 – Selecione a opção ‘Cálculo’ no cadastro de medições. Caso a medição tenha direito ao reajuste, será efetuado o cálculo da medição e do reajuste.
O fator de reajuste pode ser aplicado no valor medido da obra, grupo, subgrupo, etapa ou serviço, dependendo da forma de reajustamento definida para o contrato.
Cada item (obra, grupo, subgrupo, etapa ou serviço) terá um índice de reajuste configurado e o k do respectivo índice será aplicado sobre o valor total executado desse agrupamento. O somatório desses valores calculados corresponderá ao valor de reajuste da referida medição.
Conteúdo atualizado em setembro de 2022.