Quais são as definições adotadas para a situação física das rodovias?
Os termos, definições e abreviaturas adotadas para a situação física das rodovias são os seguintes:
PLANEJADA (PLA): são as rodovias fisicamente inexistentes, para as quais são previstos pontos de passagem que estabelecem uma diretriz destinada a atender a uma demanda potencial de tráfego. Estes pontos de passagem não são obrigatórios até que a realização de estudos e projetos estabeleça o traçado definitivo da rodovia.
PAVIMENTADA (PAV): são as rodovias que apresentam sua superfície de rolamento com pavimento asfáltico, de concreto ou de alvenaria poliédrica. Possuem uma pista com duas faixas de rolamento ou duas pistas separadas por sinalização horizontal e/ou tachões. A estrutura é constituída de camadas, tais como sub-base, base e revestimento, que dão resistência e distribuem ao subleito os esforços verticais oriundos dos veículos, melhorando as condições de rolamento quanto ao conforto e à segurança, além de dar resistência aos esforços horizontais, tornando mais durável a superfície de rolamento.
DUPLICADA (DUP): são as rodovias pavimentadas com duas ou mais pistas separadas por canteiro central, separador rígido ou, ainda, com traçados separados, muitas vezes contornando obstáculos.
EM OBRAS: são considerados em obras os trechos de rodovias nos quais estejam sendo executados serviços de implantação, pavimentação ou duplicação. Conforme cada um desses três tipos de serviços, o trecho será designado como EM OBRAS DE IMPLANTAÇÃO (EOI), EM OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO (EOP) ou EM OBRAS DE DUPLICAÇÃO (EOD).
NÃO PAVIMENTADA (NPV): devem ser consideradas NÃO PAVIMENTADAS (NPV) as rodovias construídas de acordo com as normas rodoviárias em determinada classe estabelecida pelo DER, que apresentam superfície de rolamento sem pavimentação. Estas rodovias normalmente apresentam superfície em revestimento primário e permitem tráfego o ano todo.
Conteúdo atualizado em setembro de 2022.