Quais são os tipos de insumo?
Existem seis tipos diferentes de insumo no SCO: material, mão de obra, equipamento, item de incidência, item de transporte e serviço.
O serviço pode ser considerado um insumo quando temos um serviço auxiliar sendo utilizado como insumo na composição de outro serviço.
O item de transporte sempre será utilizado associado às equações de transporte (que são serviços) e dependem da distância para o cálculo do custo unitário.
O item de incidência é um insumo que não tem valor, somente um indicativo de sua base de cálculo a qual pode ser formada sobre o total de mão de obra, equipamentos e materiais do serviço em que está inserido.
O custo unitário do item de incidência é dado pelo percentual de incidência definido na composição do serviço, aplicado sobre sua base de cálculo.
Já o equipamento se destaca dos demais tipos de insumo por ter dois custos diferenciados: o custo da hora produtiva e o custo da hora improdutiva. Esta condição é comum nas obras rodoviárias e utilizada em obras de edificações.
Conteúdo atualizado em setembro de 2022.